segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Na procura do peso ideal (resultados da 4ª semana)


E passou um mês!

E finalmente desci da casa dos 58 para a casa dos 57 quilos!!!!

Esta semana dei no duro no exercício físico. Juntei-me ao P. nos exercícios de puro cadiofitness. Ele chega do trabalho e são 40 minutos de pura tareia entre o sofá e a televisão. Estando os dois no mesmo registo é muito mais fácil porque um puxa pelo outro.

Tenho cá para mim que foram as 5 sessões do programa Insanity Workout que me ajudaram a baixar o peso.

Para quem não conhece, o Insanity Workout é um programa de 60 dias de aulas, criado pelo personal trainer Shaun T. Os exercícios são muito intensos, com muitos pulos, muitas flexões, muito trabalho do abdomen, das pernas do rabo... tudo mexe sem se utilizar nenhum tipo de aparelho ou equipamento. A ideia é fazer 6 dias por semana e seguir um calendário onde existem aulas de recuperação, conselhos de nutrição etc...

O programa de aulas é vendido em Dvd's pela Beachbody (aqui), mas também está disponível na internet através torrents.

No fórum "A nossa vida", por exemplo, podem ver algumas opiniões de quem já o experimentou (aqui). E no youtube, então, encontram carradas de vídeos de testemunhos com imagens do antes e do depois.

Cá em casa estas sessões têm sido feitas ao final do dia. Não estamos a seguir nenhum calendário. Não sei se vou conseguir manter doravante o ritmo desta semana que passou, mas vou tenta cumprir no mínimo 2 vezes por semana.

A ideia não é fazer o programa à risca. Faço cada aula até ao fim e acompanho como consigo. Acho difícil manter este ritmo tão intenso. Mas se conseguisse  implementar o hábito de fazer algum exercício intensivo todas as semanas seria excelente.

Passemos então aos valores:

Resultados semanais anteriores:

Peso: 58.3 kg
Massa Gorda: 31%
Massa Líquida: 50.3%
Músculos: 33.7%
Peso Ideal: 54.3 kg

Resultados semanais atuais:

Peso: 57.8 kg
Massa Gorda: 30,6%
Massa Líquida: 50.6%
Músculos: 33.8%
Peso Ideal: 54.3 kg

Quanto à alimentação, e como tenho frisado várias vezes, não me tenho proibo de nada, mas noto que naturalmente sinto graduais mudanças em mim e naquilo que me apetece comer. 

À noite, ao jantar, tenho ingerido cada vez menos hidratos de carbono. Uma a duas colheres de sopa tem-me chegado. Sinto o apetite a diminuir. Há dias em que nem sequer me apetece incluir hidratos de carbono ao jantar. 

Como me tem apetecido muito mais peixe que carne, tenho feito peixe no forno e acompanho com legumes.

Esta semana comecei a acrescentar gengibre ralado aos meus batidos. Fica um sabor tão bom :)

Sopinhas venham elas que eu gosto muito :)

Não me cheguei a medir com fita métrica, mas mesmo a olho nú sinto menos volume corporal.

Bem sei que o peso só tem relevância quando existe uma tendência a longo prazo. As alterações de peso que se verificam a curto prazo, são provocadas, geralmente, por uma perda de líquidos.

Mas seja como for, por aqui a motivação continua em alta. E agora que passei para a casa dos 57 quilos vou ver se consigo manter e daqui a uns dias ir um bocadinho mais longe ;)

Beijinhos e boa semana.

14 comentários:

  1. Bia Luarte! E isso mesmo. Estas no bom caminho e a viragem no peso ainda veio dar mais alento bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Gaja Maria :)
      Esta viragem veio mesmo dar mais alento. Porém, estou ciente que ainda não é um dado adquirido. Precisa de ser consolidado para depois passar à etapa seguinte.
      Beijinhos e obrigada pela força.

      Eliminar
  2. Já vi que estás no bom caminho. Força nesses exercícios e vais ver que alcanças o peso que queres em menos de nada.

    Bjs,
    Anabela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Anabela :)
      Vontade e motivação não me tem faltado, mas estou ciente que o marido também tem responsabilidade nisto. Estamos os dois com os mesmos objetivos e isso ajuda tanto.
      Beijinho obrigada pelas palavras de incentivo.

      Eliminar
  3. Parabéns pelo esforço e dedicação! O meu marido iniciou um programa desse género em março do ano passado, o P90X que engloba varias modalidades e que conjugava com bicicleta (normal mas com roda traseira presa), e perdeu quase 18 kg. Tudo de forma saúdavel e gradual,com alimentação normal e cuidada, sem fome ou esforços parvos. De vez em quando eu acompanhava-o no yoga ou nos exercícios de defesa e aquilo da uma tareia :-) . agora que atingiu o peso ideal e tem os índices em ordem,sente-se melhor,deixou de ter dores nas costas ou possibilidade de desenvolver hérnias e tem mais resistência. Mantém apenas a bicicleta.
    Por isso,se ele conseguiu, também conseguirás mas dá tempo ao tempo.
    Beijocas :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, t2para4 :)
      Conheço o P90X, mas nunca fiz. Mas sim, é um programa do mesmo género daquele que estou a fazer. Bem, o teu marido perdeu bastante peso. Também só acredito em resultados a longo prazo. O difícil é começar, mas depois entrando no ritmo acredito que em muitos casos vire vício. Basta começarmos a ver resultados. O nosso desempenho melhora, sentimos mais resistência, mais força, menos cansaço, um corpo mais definido, mais saúde no geral e isso dá imenso alento.
      Eu gostava de imprimir um certo ritmo semanal a longo prazo. Vamos ver...
      P.S. Já conseguiste colocação. Por aqui aguarda-se a RR3...
      Beijinhos e boa sorte :)

      Eliminar
    2. Então, o melhor é não desistir mesmo.
      Eu posso dizer que tive outras boas prendas de aniversário, além dos beijos doces das piolhas, da yämmi e de mimo. Passa no blog para espreitar :) está lá tudo.

      beijos grandes e boa sorte

      Eliminar
  4. Olá,
    Também gostava de ter essa força de vontade, mas quando penso em fazer exercício físico arranjo sempre outras coisas para fazer e depois e depois.... não tenho tempo desculpas.
    Beijinhos
    Paula
    mística-de-sabores.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Paula :)
      Olha o difícil é mesmo começar. Isso é que custa...
      Aqui por casa conto com a ajuda do marido. Ele sempre fez desporto (bicicleta, corrida, basquete, etc...), mas agora com a compra da balança (ideia minha) ele começou a entusiasmar-se e a fazer o Insanity. Eu nos últimos dias juntei-me a ele e agora andamos os dois todos os dias a apontar os nossos valores de pesagem e a puxar um pelo outro para fazer exercício. Por exemplo, hoje eu estava com as pernas doridas e estava numa de descansar e só fazer amanhã. Ele disse que ia fazer e como eu não quis ficar atrás, alinhei. Fui logo avisando que só faria o que conseguisse. Cheguei ao fim e fiquei super contente com o meu desempenho. Ontem foi o contrário. O P. estava numa de descansar e eu disse que tinha de desmoer o cozido à portuguesa da hora do almoço e lá puxei por ele :)
      Ter alguém com os mesmos objetivos ajuda muito.
      Beijinhos

      Eliminar
  5. È caso para dizer Muito bem menina Luarte
    bjs grandes
    Lulu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Lulu :)
      Agora fixei-me neste objetivo. Podia-me dar para pior :P
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Parabens!!!! :)
    Eu ando no ginásio há um mês, e também eu em quatro semanas perdi 1kg :)
    O conselho que te dou, que foi o que a PT me deu, não te peses todas as semanas, apenas 1 vez por mês, ou no máximo de duas em duas semanas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Frutinha :)
      Obrigada pelo teu conselho. Eu por acaso até me peso todo os dias e aponto. Mas apenas partilho aqui os resultados semanais (sempre os resultados do domingo). Não me desmotiva o facto de existirem dias em que subo nos valores ou nem sequer vejo resultados. Sei que é mesmo assim e que os valores só devem ser tidos em conta a longo prazo. Mas esta é a forma que encontro de me sentir empenhada e determinada neste meu objetivo e partilhar aqui os valores funciona como um compromisso de mim para comigo mesma.
      Beijinhos

      Eliminar
  7. É a prova de que com esforço e determinação tudo se consegue. Boa continuação! :)

    Beijinho *

    http://agatadesaltosaltos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)