No
post de ontem falei das alterações no esquema de limpezas cá de casa.
E falei na criação de dois planos que funcionam em conjunto: o Plano das Rotinas Diárias e o Plano das Limpezas Semanais.
Sem o Plano das Rotinas Diárias, o Plano das Limpezas Semanais fica completamente comprometido e deixa de funcionar num instante.
Este primeiro plano tem sobretudo que ver com a organização da casa.
Porque uma coisa é a organização/arrumação de uma casa e a outra a sua limpeza. São águas separadas. Ponto final.
Uma casa pode estar limpa, mas se estiver desorganizada, desarrumada parece estar suja. O trabalho de limpeza foi completamente inglório.
Já o inverso cria-nos a ilusão que a casa está limpa ou no limite pouco suja.
Para que se perca pouco tempo em limpezas, não se pode perder tempo em arrumações. Quando uma casa está suja e desarrumada, um simples T2 parece virar um T10.
Assim o esquema de Rotinas Diárias que arranjei serve para ter a casa arrumada, organizada sempre. Só assim se cria e mantém o conforto e a harmonia da casa, sem quebras nas boas energias.
A
pontei 18 tarefas diárias.
Muitas delas já fazemos automaticamente sem pensar. Outras fazemos mas ainda falhamos, ou porque nos esquecemos, ou porque impera a preguiça... Poucas são novas.
Mas agora, com todas elas discriminadas em papel, passam a ser objetivos a cumprir. As palavras escritas ganham outro peso. Cria-se um compromisso maior de nós para com elas. Daí que tenha também escolhido a porta do frigorífico, local bem visível a todas as horas do dia, para ficarem, pelo menos enquanto não tiverem entrado em piloto automático e ganhado raízes na nossa vida. A ideia é que a qualquer momento tropecemos nelas e nos chamem à razão, se preciso for.
Como já disse anteriormente, existe a responsabilidade e o compromisso de cada um cá em casa fazê-las funcionar. Só assim se poupa tempo na hora das limpezas.
Existem 4 tarefas a fazer de manhã.
10 a fazer ao longo do dia, em qualquer altura.
E 4 a fazer à noite.
As 18 tarefas que fazem parte integrante da rotina diária cá em casa são:
Manhã
1) O último a levantar põe o quarto e a cama a arejar; é fundamental fazer circular ar novo, nem que seja por minutos e pelas frechas do estore, e deixar a cama arrefecer antes de se fazer. Isto vale para o verão e inverno.
2) Antes da preparação do pequeno-almoço, arruma-se a loiça da máquina e/ou do escorredor; liberta-se a máquina para receber a loiça suja do pequeno-almoço e o escorredor fica limpo e disponível para a nova loiça do dia.
3) Fazer a cama a seguir ao pequeno-almoço ou antes de sair de casa; entrar numa casa, num quarto, com camas desfeitas, ainda que limpo, continua a dar-me a sensação de desmazelo, de caos, de desarrumação.
4) Libertar o quarto de coisas fora do sítio; aqui é sobretudo arrumar roupas e colocar no cesto da roupa suja aquelas que são para lavar.
Qualquer hora do dia
1) Manter os lavatórios dos w.c.’s apresentáveis; basta passar a mão molhada sobre a superfície para o limpar de cabelos, pêlos, restícios de pasta de dentes, etc... um gesto simples que mantém os lavatórios minimamente decentes até nova limpeza semanal.
2) Depois do banho, pôr o tapete antiderrapente a escorrer, sacudir e pôr a secar a saída de banho sobre a lateral da banheira; o primeiro gesto mantém a banheira limpa e evita a criação de bolores no tapete;
3) Aplicar a regra do sítio certo para cada coisa; esta regra é de ouro para que a organização numa casa aconteça e funcione. É importante que se arranje um sítio onde cada coisa fique e onde facilmente se saiba onde está.
4) Limpar o que se suja, deitar fora o lixo que se faz; não há nada de mais chato e penalizador do que nos vermos na obrigação de limpar não só o que sujamos como ainda ter de limpar o que outros sujam e podiam facilmente ter limpado. Se todos colaborarem nada custa.
5) Substituir o que termina; se eu acabo com uma coisa, eu substituo. Nada de deixar heranças desta natureza para o outro. Esta regra serve para quase tudo... rolo de papel higiénico, gel duche, sabonete, etc...
6) Apontar baixas de produtos/artigos sempre que vão terminando; obviamente que falo daqueles produtos que é preciso repor em stock. Se se fizer este trabalho evita-se rutura de stocks e perde-se muito menos tempo a fazer a lista no dia da ida ao supermercado. Eu tenho dois pequenos quadros de lousa na cozinha e é lá que vou apontando. Dão-me imenso jeito.
7) Cuidar das plantas; regá-las quando precisam, mimá-las ou simplesmente ver como estão as nossas pequeninas.
8) Verificar e deitar fora o lixo orgânico e de reciclagem sempre que é necessário; cá em casa sempre fizemos a separação do lixo. Cada um no caixote certo. Não é preciso andar todos os dias a deitar lixo nos contentores, mas convém verificar o nível e o tipo de lixo para se evitar cheiros indesejáveis em casa.
9) Dedicar 15 minutos diários a um lugar que se queira organizar, destralhar, fazer uma limpeza extra, etc...; há sempre uma gaveta que precisa de ser organizada, papéis organizados e arquivados, pagamentos a fazer, o interior de um armário que precisa de uma volta. Até se pode usar um temporizador para controlar o tempo e depois é tentar fazer o melhor que se conseguir durante esse e só esse tempo.
10) Roupa para lavar é colocada no cesto da roupa suja; não vale andar a semear roupa suja em cabides, atrás das portas, em gavetas, etc. O lugar da roupa suja é no respetivo cesto.
Noite
1) Enquanto se prepara o jantar, a loiça suja vai sendo colocada na máquina ou lavada; regra geral sou eu que cozinho cá em casa e detesto ver a bancada ou o lava-loiças cheio de loiça suja. A cozinha vira logo um caos e começo a ficar desorientada. Custa muito menos ir lavando ou colocando na máquina a loiça suja, enquanto se cozinha, do que amontar depois panelas, travessas, pratos, copos, e tudo o que sobrou antes e depois do jantar.
2) Depois do jantar, deixar o lava loiças, a bancada e o fogão limpos; como sou eu quem normalmente cozinha, é o P. quem toma conta desta tarefa, ainda que algumas vezes eu dê uma ajudinha. É ou não é tão mais agradável entrar de manhã numa cozinha limpa e asseada, prontinha para começar o dia com boas energias?
3) Antes de deitar, arrumar a sala (dobrar mantas, ajeitar sofá e almofadas, arrumar comandos, livros e revistas...; o que vale para a cozinha, vale para a sala. Entrar no dia seguinte na sala e tê-la de pantanas não é coisa boa. Ai não é não!
4) 2 minutos para arrumar coisas fora do sítio; bastam 2 minutos para arrumar algumas coisinhas fora do lugar e vamos para a cama com a certeza que o resto da casa está como nós queremos e gostamos.
Estas tarefas são feitas pelos dois e ajudam muito, muito mesmo a que tudo funcione bem cá em casa. Foram pensadas com cuidado. Não podiam pecar nem pelo excesso, nem pela falta e tinham que se adaptar à nossa casa, à nossa vida e à nossa capacidade de lhes conseguir responder positivamente :)
Mas claro que estou sempre aberta a sugestões que me queiram deixar. Afinal aprendo sempre tanto convosco!
Amanhã partilho o meu Plano das Limpezas Semanais.
Beijinhos