sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Rosáceas de crochê

Estão a ver aqueles pequenos napperons de crochê em formato rosácea?

Confesso que nunca fui grande apreciadora de napperons decorativos. Gosto mais de ver os móveis despidos desses adereços. Ou, pelo menos, não sou grande apreciadora daquele uso mais tradicional em que fui habituada a vê-los na casa dos meus pais, tias, avós...

Mas aprecio e valorizo muito o trabalho de renda e gosto muito de ver, por exemplo, a mistura de renda com linho em alguns trabalhos como lençóis, toalhas, colchas, cortinados... Ficam um miminho.

Tenho a sorte de gostar muito de todas as poucas peças que tenho em crochê, excepção feita a um ou dois napperons, tipo caminho. Ainda não aprendi a gostar deles ao ponto de os querer usar cá em casa. Mas um dia hei-de desencantar alguma ideia interessante que me devolva essa vontade.

As restantes peças uso-as com o maior sorriso e orgulho. Além de lindas, está ali o trabalho de pessoas que me dizem muito e que merecem todo o meu apreço e estima.

Mas vejam só alguns exemplos de reciclagem utilizando os tais napperons-rosácea, que andavam perdidos sabe-se lá onde...

inspiração

Nesta primeira imagem, alguns napperons soltos deram origem a um abatjour diferente

inspiração

Aqui a ideia foi decorar um abatjour simples e torná-lo muito mais bonito e romântico

inspiração

Já nesta imagem, aproveitaram-se os ditos napperons para personalizar um sofá ou, quem sabe, remendá-lo com estilo

inspiração

Nesta imagem e na próxima, a junção de napperons resultou em originais caminhos de mesa.

inspiração

Para estes caminhos podem-se até misturar napperons de várias cores que fica muito bonito.

Não me importava de ter um caminho assim na minha mesa de sala. Aliás, até gostava muito!

Da próxima vez que estiver com a minha mãe já lhe vou perguntar se tem alguns guardados, neste estilo.

Confesso que depois de ver estas imagens e ver o passo-a-passo aqui, fiquei com vontade de montar um puzzle :P

Puxando pela imaginação podemos dar mil e um usos aos napperons que vagueiam lá por casa.

A criatividade vai até onde nós formos capazes de sonhar...

Beijinhos e bom fim-de-semana.

9 comentários:

  1. Eu também já tinha essa ideia, a avó do meu marido deu-me uma caixa de sapatos cheia de rendinhas, umas por acabar e outras ainda mal começadas. A minha ideia foi logo fazer um caminho de mesa (runner) e comecei... mas depois lembrei-me que não tenho uma mesa de jantar. Ficou por teminar!
    Mas um dia, é O Dia.


    Bjnhs

    ResponderEliminar
  2. Adoro caminhos de mesa,até tenho alguns,mas a minha mesa de jantar e de uma madeira linda e parece tão mais bonita apenas com a fruteira,mas uso em minha cozinha,prefiro a sala,la não vejo onde usa-los.Gosto muito de usar os meus crochês em bandejas ou na mesa da cozinha.Esse abajur ficou marvilhoso.
    Bjs
    Deusa
    Vasinhos coloridos

    ResponderEliminar
  3. Nada como ideias originais para nos chamar a atenção de peças que poucos nos dizem.
    Confesso que não sou muito apaixonada por rendas... pelo menos para a minha casa.
    Fiquei enxcantada com a ideia do abat-jour decorado, agora o caminho de mesa bate todos os recordes! Assim já poderia usar todas as rendinhas em casa1
    Por falar em rendas, há uma louça engraçada com rendas estampadas no gato preto, acho o máximo!
    De qualquer modo, cada uma de nós deve preservar as rendas que herdou, pois daqui a uns anos, vão ser uma verdadeira relíquia!
    Beijocas.

    ResponderEliminar
  4. Olá!
    De facto às vezes basta utilizarmos os materiais de forma diferente ou conjugados com outros e ...tamtamtamtam... fica logo fantástico... o que gostei mais foi do abajour.. já os estou a imaginar num quarto de bébé muito fofinho... eu não tenho candeeiros de tecto (o que tem um lado muuuuuuuito bom..hehehe.. não tenho de limpar o pó ;) mas se tivesse certamente utilizaria a ideia!
    bjocas,

    ResponderEliminar
  5. Já conhecia esses caminhos feitos com naperons e acho-os lindos de morrer! Eu herdei uns naperon d minha avó e 2 deles já estão emoldurados! Comprei 2 daqueles quadros do IKEA grandes, com paspartout branco e uma moldura estreita. Comprei ainda uns cartões estampados do exacto tamanho da moldura. Só ainda não os tenho na parede porque tenho de experimentar cola de contacto para fixar os naperons ao cartão, caso contrário escorregam! Assim que os tiver na parede coloco foto no meu blog e vês :)

    Beijoca

    ResponderEliminar
  6. Lúcia: É isso mesmo, um dia é o dia... :D

    Deusa: eu costumo usar os meus pequenos napperons nos cestinhos de pão. Ficam muito giros :)

    Velud'arte: Conheço bem essas loiças do gato preto.
    A ideia do abatjour simples decorado com renda também me enche as medidas. Até já andei a fazer umas experiências cá em casa no meu candeeiro de pé da sala. Experimentei com um único napperon-rosácea e fica bem giro. Só que para fixar teria de usar cola e não me apetece nada, porque o abatjour é de linho. Mandei-o fazer e não me ficou nada barato. Usar cola seria estragá-lo. Se fosse com um abatjour qualquer e baratuxo nem hesitaria. Quando me cansasse não teria pesos na consciência. Agora assim...
    Mas, entretanto, surgiu-me outra ideia que penso pôr em prática e cujo resultado acho muito giro também :)

    Casa Encantada: Boa! Depois mostra os resultados :)

    Goldie: É mesmo isso. Basta dar um outro uso às coisas para as vermos com outros olhos :)

    Pipita de Chocolate: Essa ideia de emoldurar napperons é muito gira :)
    Também conheço!
    Porque não experimentas fixá-los com cola de madeira? Quando esta seca não se nota nada.
    Fiquei curiosa em ver esses trabalhos, por isso apressa-te a mostrá-los já colocadinhos na parede.

    Beijocas rendilhadas para todas vocês :)

    ResponderEliminar
  7. Ei, tudo bem! Amei todas estas postagens sobre rendinhas...super românticas!!!adoreo crochês e tudo mais. Sempre quis aprender, ganhei as agulhas, mas achei difícil. Adorei abajourt c/ detalhe em renda e este pendente só de paninhos de crochê. Vou tentar fazer um...rsrsr...bjs e aparecelá no meu "bloguito"!Carol (blogcarolcarneiro.blogspot.com)

    ResponderEliminar
  8. olá luarte,

    já conhecia essa imagem do caminho de paninhos de croché em roseta e no ano passado encomendei dois à minha mãe. estão prontos!

    ainda não os tenho, mas assim que repousarem na minha mesa, mando foto.

    bisou

    SSP

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)