quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Saco-envelope para pequenos presentes

Por vezes temos pequenos objectos, pequenos presentes, que nos pedem um determinado tipo de embrulho.

Por isso, os saquinhos dão sempre muito jeito para colocar, por exemplo, doces, bolachas, porta-chaves... um sem número de ideias.

As seguintes imagens ilustram bem os saquinhos de que vos falo.



(inspirações)
São giros, não são?

Digo-vos que são muito fáceis de fazer e o mais curioso de tudo é que são feitos a partir de envelopes de carta.

Isso mesmo, simples envelopes de carta!

Eu acho a ideia muito gira, prática e económica. Além disso, permite-nos decorar o nosso saco totalmente ao nosso gosto :)

Vamos então ao passo-a-passo?

(inspiração)

1. Podemos usar um envelope de qualquer tamanho. A primeira coisa a fazer é selá-lo, isto é, fechar o nosso envelope como se o fossemos colocar no marco-do-correio. Depois, com a ajuda de uma tesoura, cortamos a extremidade de uma das laterais para criarmos a abertura do saco. Se queremos que o nosso saco tenha a altura do comprimento do nosso envelope, então cortamos mesmo junto à extremidade, tal como nos mostra a imagem. Se queremos que o nosso saco seja mais curto, desenhamos uma linha recta pela altura que nos parece mais desejável e cortamos por aí;

2. Para a personalização deste envelope, a opção foi usar fita adesiva com motivos. A fita foi colocada a toda a volta, de modo a cobrir toda a superfície. Mas aqui é dar mesmo asas à imaginação;

3. O passo seguinte consiste em dobrar os dois lados e a base do nosso futuro saco para dentro, vincando muito bem as respectivas dobras. Conforme o tamanho do saco que queremos, assim definiremos a largura das dobras. Se desejamos um saco mais largo, as dobras devem ser mais finas e vice-versa. As três dobras que faremos deverão ter medidas idênticas. Quanto mais larga for a dobra do fundo, menos dificuldade teremos em conseguir manter o nosso saco de pé;

4. Por fim, colocamos a nossa mão por dentro do saco e com a outra empurramos a parte inferior de cada dobra para baixo. O nosso envelope finalmente ganha forma de saco.

5. Os cantos do fundo do nosso saco devem ser dobrados para dentro, em forma de triângulo, e fixados ao fundo com um pouco de cola.

6. E temos o nosso saco prontinho :)

Fácil, não é?

Se optarmos por criar umas asinhas, basta socorremo-nos do furador de folhas, fazermos os furinhos necessários e, por fim, passar corda, ráfia ou uma fita de cetim e dar um nó em cada ponta.

Podemos decorar os nossos sacos de mil e uma maneiras. Adicionar autocolantes, desenhos, botões, enfim... é só puxar pela criatividade.

Boas experiências :)

11 comentários:

  1. Que idéia fantástica e personalizada! Agora para o Natal vai dar mesmo jeito.
    Espero novas sugestões.
    Bjinho

    ResponderEliminar
  2. Adorei a ideia! Vou usar para este Natal! :) Já tenho imensas ideias para os decorar! Obrigada.

    ResponderEliminar
  3. Está super super giro!!! Onde arranjas as fita-colas?

    beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. Olá Luarte,

    Agora com o Natal á porta vem mesmo a calhar, eu também gosto de personalizar os presentes e novas ideias são sempre bem vindas, obrigada por partilhares.

    1 beijinho

    ResponderEliminar
  5. Olha que engraçado!!! Boa ideia, agora vais até ao marco do correio e envias-me um, boa!??

    Lol

    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Pampas: Conforme indicam as etiquetas do post, estas imagens são meras inspirações que encontrei. O passo-a-passo resultou de uma composição que fiz, mas não é meu. Se clicares sobre a imagem encontras o link. Desculpa não te poder ajudar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Olá,

    Que ideia tão gira e original! Parabéns pelo teu blog. Costumo passar por cá, apesar de nunca ter deixado comentários! Encontro sempre algo original e útil!

    Beijinhos,
    Mariana

    ResponderEliminar
  8. Adorei a ideia. Com um pouco de jeito, também dará para reutilizar os envelopes que recebemos na caixa de correio :)
    Ainda bem que estás de volta ;)

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)