terça-feira, 24 de agosto de 2010

Rubrica das Leitoras #8

Há pouco mais de uma semana recebi, pela primeira vez, um e-mail da Rute.

Neste primeiro contacto, a Rute manifestou expressamente o seu agrado pela Rubrica das Leitoras. Perguntou-me se podia participar e como o poderia fazer.

Como é óbvio, qualquer pessoa pode participar, desde que o deseje. Expliquei-lhe tudo direitinho e de volta recebi a seguinte resposta:

"Olá, Luarte :) olha, vou ser muito sincera, para a criação que me lembrei de partilhar contigo, não houve assim um post no teu blog que me inspirasse. Acabei de ser desclassificada?? :)

O que aconteceu é que houve uma imagem que eu vi na net (já não me lembro como fui dar com ela ou qual o site) e estive imenso tempo a pensar nessa imagem... até ao dia em que se fez luz!

Tu e o teu blog fizeram parte dessa "luz", inspiraram-me na parte de criatividade, de conseguir passar a imagem que vi para um real que fosse meu (...) Foi este o "algo" que eu vi no teu blog e que me tem inspirado :)

Será esta justificação suficiente para ainda estar na corrida à rubrica? :)

Beijinho e boa semana
"

Apreciei muito a sua sinceridade! E fiquei feliz por saber que de alguma forma este blog contribuiu para avolumar a sua vontade em concretizar o que tinha idealizado, por mais simples que fosse o projecto.

Disse-lhe que me enviasse as fotos quando quisesse. É claro que estava na "corrida à Rubrica"! :)

E assim foi.

A Rute tinha uma parede da sala vazia. Sempre imaginou para aquele lugar um objecto decorativo diferente, mas não estava disposta a gastar muito dinheiro.

Quando um dia viu a seguinte imagem, nesse momento fez-se luz na sua cabeça. Uma escultura destas era capaz de ficar bem gira, não?


Como uma ideia puxa logo outra, lembrou-se do papel de embrulho (preto com ramagens brancas e cinza) que guardou carinhosamente de um presente que o marido lhe havia oferecido.

A partir dali começou a guardar tudo quanto eram rolos vazios de papel higiénico e de cozinha.

E chegou o dia em que decidiu pôr mãos à obra e concretizar finalmente aquela ideia que nunca mais a abandonou.

Reuniu todos os materiais que achou necessários, a saber:

- Rolos vazios (de papel higiénico e/ou de cozinha).
- Restos de papel de embrulho.
- Régua
- Lápis
- Tesoura ou X-acto.
- Agrafador.
- Uma lata de tinta spray na cor preta.
- Folhas de jornal.
- powerstrips, da Tesa.

Passo 1. Mediu e cortou às "fatias" os rolos com o cuidado de manter medidas semelhantes de largura.

Passo 2. Cortou o papel de embrulho em pedaços com tamanho suficiente para forrar os rolos.

Passo 3. Forrou alguns rolos com todos os pedaços de papel de embrulho de que dispunha.

Passo 4. Decidiu colocar em cima da mesa da sala uma colcha de cor clara (imitando a parede) e ir montando a escultura. Pensou criar um cenário semelhante à parede e ter assim uma noção mais aproximada do espaço a ocupar e do desenho a criar.

Passo 5. A pouco e pouco foi juntando rolos lisos com rolos forrados, montando o seu desenho (neste passo pode ser muito útil tirar uma foto para nos ajudar a posteriori a montar de novo todas as peças).

Passo 6. Agrafou os rolos lisos e pintou-os com a tinta em spray

Passo 7. Já depois dos rolos secos, agrafou os rolos forrados aos lisos montando definitivamente toda a escultura.

Passo 8. Por fim, e com a ajuda do marido, fixou a escultura na parede com os powerstrips à altura desejada.


A Rute e o marido ficaram muito satisfeitos com o resultado.

O projecto além de criativo, decorativo e original, ficou super económico.

Eu gostei imenso que a Rute tivesse partilhado comigo e convosco esta sua criação. Tem todas as razões para se sentir orgulhosa.

Gostei muito de ver a nova roupagem da sua parede. Ficou definitivamente muito mais bonita :)

Muitos parabéns pela iniciativa e pela capacidade criadora. A partir de uma ideia inicial, conseguiste dar um cunho muito pessoal à obra, tornando-a numa escultura única, só tua!

Continua cheia de vontades destas que nós por cá gostamos de apreciar. :)

9 comentários:

  1. UAU!!!

    Realmente valham as boas ideias!

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. ola.
    eu ja vi esta escultura em algum lado... ficou mt gira sim senhora.

    a Luarte inspira-nos a todas!!!
    beijokas
    Beta

    ResponderEliminar
  3. olá Luarte,
    Muito obrigada por tudo. Beijitos,
    Rute

    ResponderEliminar
  4. Muito engraçado. Também já tinha visto essa escultura em algum lado. É uma ideia muito interessante =)

    ResponderEliminar
  5. Olá Luarte,
    Está muito engraçada a escultura da Rute, com uma ENOOOOORRRRRME vantagem..... Quando quiser mudar...a parede está impecável.
    Eu já uso os Powerstipes da Tesa à alguns anos, e só tenho a recomendar, é fácil de aplicar e quando não queremos mais...tiramos e está tudo óptimo.
    Eles têm 3 tamanhos de bandas, grandes médias e as pequenas são triangulares.Para ganchos, cabides, uma espécie de fechos para encaixar os fios que andam soltos pelo chão, etc.
    O sitio onde uso mais é num candeeiro de tecto, sim... leram bem... um candeeiro de tecto.
    Comprei as bandas grandes, e um cabide da Tesa para o tecto, tem uma especie de um ganchinho onde dá para passar um fio eléctrico, depois comprei daqueles candeeiros do Ikea, em papel de arroz... muito leves. A ligação está no meio da sala, como a mesa está mais ao lado... pus um fio comprido e a iluminação está onde me dá mais jeito. Aguenta cerca de 1 ano e meio...2 anos. Ontem por acaso quando cheguei o candeeiro estava no chão (descolou), mas não partiu, colei novo Powerstrips... assunto resolvido.
    Desculpa o longo comentário.
    Bjs.
    Teresa C.

    ResponderEliminar
  6. Esta é uma ideia bem engraçada para reutilizar os rolos vazios do papel higiénico e restos de papel de embrulho.

    Vou experimentar fazer também algo do género e depois envio as fotos, posso?:)


    Beijos

    http://ecologicaquem.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Que ideia ESPECTACULAR!!!! Ora aí está, uma escultura original e super económica! Parabens!
    Paula M.

    ResponderEliminar
  8. Beta: não digas essas coisas, senão ainda pensam que andas a fazer publicidade à minha pessoa, lol.
    Obrigada pela tua presença :)

    Rhiha: Eu sei que muitas vezes me deixas comentários, mas estava longe de imaginar que eras a Rute. Que surpresa!
    Não tens de agradecer.
    Foi um prazer :)

    Teresa: Obrigada pelas informações tão úteis sobre esses powerstrips da Tesa. Tudo o que ajude é sempre bem vindo :)

    Catarina. Cá te espero :D

    Muitas beijocas e um muito obrigada por todos os vossos comentários, sem excepção! :)

    ResponderEliminar
  9. :) sim, sou eu! mas foi mesmo esquecimento meu não te dizer - uma vez que não tenho endereço de email só pr o blog :)

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)