quinta-feira, 13 de maio de 2010

Quando esse dia chega...

Um dia entramos em casa e surge aquele desconforto. Começa a incomodar-nos a decoração do nosso quarto, da sala ou da cozinha.

Fartámo-nos! Olhamos à nossa volta e parece que tudo perdeu aquele encanto inicial. A monotonia instalou-se e o brilho desvaneceu-se.

Quando esse dia chega é sinal que está na altura de fazermos mudanças.

Afinal a nossa casa tem de ser aquele sítio especial, aquele lugar único que chamamos de nosso, onde nos sentimos confortáveis e felizes por aquilo que nos rodeia.

Mas mudar não tem de ser sinónimo de obras e ter muito dinheiro para gastar. Pode-se mudar sem ter de virar a casa de pernas para o ar, sem ter de gastar fortunas e, sobretudo, sem ter de desperdiçar o que se tem, deitando dinheiro ao lixo.

Basta redecorar. É isso mesmo, voltar a dar uma nova carinha às nossas coisas, ao nosso lar.

E como podemos conseguir isso?

Deixo-vos então algumas ideias.

1) Mudar as cores dos acessórios. Esta é uma das formas mais simples de mudar a decoração de uma casa. Ter paredes em branco, bege, pêssego ou cores pastel é uma grande vantagem. Estas cores são intemporais e, por isso, dificilmente cansam porque dão com tudo. Então toca a mudar o recheio. Porém, se se quer dar um pouco mais de design e cor às paredes, sem ter muito trabalho e sem gastar muito dinheiro, os autocolantes e stencils podem ser uma excelente opção.


2) Voltar a reorganizar o espaço. Por vezes as divisões precisam é de organização ou de uma disposição completamente diferente. Que tal experimentar trocar o lugar dos móveis, o lugar dos objectos decorativos?

3) Trocar de mobiliário dentro de casa. Não é porque comprámos outrora aquele cadeirão para o quarto, porque o idealizámos ali, que ele passou a fazer parte da divisão. E se o trouxessemos para a sala misturando-o com a mobília que lá temos? A mistura de peças resulta quase sempre e torna mais descontraído e interessante o ambiente. Podemos dar novas funcionalidades às velhas peças, bastando trocá-las de lugar. Há lá forma mais barata de decorar? Basta aproveitar o que se tem :)

4) Mudar os tecidos. Se mudarmos a colcha, as almofadas, os cortinados, os tapetes, a diferença será espantosa. Ou então misturar peças novas com as velhas que temos. E não, não é preciso gastar muito dinheiro. A oferta é vastíssima para todas as carteiras.

5) Trocar os puxadores dos móveis. As grandes mudanças passam pelos pequenos detalhes. E se em vez de mudarmos toda a mobília mudarmos apenas os puxadores para uns mais criativos, com um design mais apelativo, mais ao nosso gosto? Conseguimos encontrar dos mais diversos feitios em lojas como o IKEA, Zara Home, Leroy Merlin, Izi, etc... Constatem com os vossos próprios olhos, a mobília irá parecer outra.


6) Escolher peças que marquem a diferença lá em casa é uma excelente solução. O velho é sempre uma fonte inesgotável de inspiração. Se têm peças de família não as menosprezem, elas podem ficar lindas quando misturadas com a nossa mobília moderna. A Feira da Ladra ou outras feiras do género, bem como lojas que recebem móveis em segunda-mão, são excelentes lugares para se encontrar peças "velhas" que outros não querem e a preços mais acessíveis, do que as famosas lojas de antiguidades.


7) Não descurar o lixo. As pessoas atiram para o lixo a "tralha" que já não querem. Aquilo que para elas não tem valor algum pode ser um verdadeiro achado para nós. É que existem peças únicas que já não se fazem. As suas réplicas passaram a ser vendidas a preços exorbitantes, só porque se mudou o rótulo de "piroso" para "retro". Porém, a qualidade dos acabamentos e dos materiais é quase sempre inferior ao modelo original e, sobretudo, estas peças não têm o mesmo charme das antigas. As modas são sempre cíclicas, não se esqueçam.

8) A palavra de ordem é reciclar. Antes de se pensar mudar ou substituir a mobília, há que avaliar primeiro se não dá para transformar. Porque não pintar ou forrar aquele velho móvel? O tampo da mesa está velho? Porque não colocar um tampo de vidro em cima da superfície com uma estampa por baixo que é sempre possível de se alterar? Porque não forrar a cabeceira da nossa cama conferindo-lhe um ar mais romântico e mais moderno? Existem infinitas ideias que se podem pôr em prática. Pesquisem em revistas e na internet que encontrarão uma parafernália delas.




9) Recuperar o velho sofá com novas capas. Se o sofá está velho e gasto porque não colocar umas capas bonitas ou uma bonita colcha a cobri-lo? Ficará como novo :)


10) Ousar combinar elementos. As diferentes texturas tornam a decoração mais aconchegante e quebram a monotonia. Por isso usem e abusem das misturas como o metal e a madeira, metal e couro, madeira e acrílico, vidro e madeira, etc...

11) Dar alegria às paredes. A arte é aquilo que quisermos e, nesse sentido, não precisamos de gastar muito dinheiro para dar um pouco mais de inspiração às nossas paredes. Podemos pintar de novo as molduras dos nossos quadros. Podemos encontrar em feiras de velharias quadros mais antigos e aproveitar as molduras, ou mesmo a imagem. Substituir o interior da moldura antiga por uma imagem bonita que se viu numa revista (um estampado delicado de flores, cidades do mundo, um mapa, etc...). Podemos escolher imagens na internet, redimensioná-las para o tamanho que queremos e mandar imprimir. Podemos usar fotos ou ilustrações nossas. Podemos usar restos de papel de parede, tecidos e outros materiais e fazer composições únicas. Tudo pode ser emoldurado e pendurado.


12) Mudar os abatjours dos candeeiros. Uma solução simples é trocar por outros, noutro tom, noutro formato ou então reciclar os que temos forrando com tecido, com restos de papel ou colocando aplicações que os tornem visualmente mais interessantes.


E assim me despeço, desejando-vos boas mudanças aí em casa :)

8 comentários:

  1. De vez enquando faz falta a mudança... eu sinto isso!

    Mas tb não gasto muito dinheiro... mudo as coisas de sitio :P

    ResponderEliminar
  2. Adoro mudar tbém...sempre faço mundanças...mesmo que pequenas!! bjos ...Lindas imagens!!

    ResponderEliminar
  3. Amei suas idéias!
    Concordo plenamente com vc, ás vezes só precisamos ver as coisas de uma outra forma!
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Ao longo destes mais de 10 anos a viver na mesma casa, só não mudei de sofás nem de móveis, de resto acho que já alterei de tudo um pouco...principalmente cortinados, almofadas, cores de paredes e de decoração...até telas e molduras já foram alteradas nas cores...já guardei coisas em caixas por já não gostar delas, já voltei a buscar coisas que tinha guardado e que voltei a gostar, eu sei lá. Às vezes acho que sou exagerada, mas sabe-me sempre tão bem ir mudando umas coisitas, nem que seja trocar a disposição das mesmas.
    Beijos

    ResponderEliminar
  5. Excelente post! Muitas ideias interessantes :)

    ResponderEliminar
  6. Adorei o post, ideias muito interessantes! Por mim já mudava uma série de coisas! Por isso é que me recuso a mandar fazer cortinados e coisas do género, porque assim não fico com pena e sobretudo com peso na consciência!

    Beijinhos***

    ResponderEliminar
  7. faz tão bem mudar volta e meia e tenho tanto para mudar na minha-as vezes basta uma velinha uma muldura , umas flores e conseguimos ver mudanças.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  8. excelente post! dá que pensar o que se pode fazer com tão pouco, e o que se pode mudar só de renovar aquela coisa mais velha que temos em casa...

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)